103.1.Alojamento
Curso 103.Distribuir na Web
Curso 103.Distribuir na Web
Pré-requisito: Permissão de instalação de software + Acesso Web
Objetivo: Criar uma conta de cliente para obtenção de espaço de alojamento da biblioteca
Tempo: 10 minutos
Caso já tenha um alojamento no servidor da sua instituição, solicite ao responsável de informática o nome de utilizador / senha de acesso FTP (ao subdomínio onde irá ficar a sua biblioteca) e salte para o módulo 4.2
Caso não tenha um servidor vamos utilizar um gratuito (ver alternativas na página de entrada do curso).
Aqui encontra um powerpoint com os ecrãs dos passos da instalação para um dos servidores gratuitos e que pode projetar enquanto vai acompanhando a instalação pelos formandos. Assim deixa de ser necessário estar a fazer o mesmo processo em tempo real. Ver alternativas de servidores no final da página
Powerpoint: passos da instalação
Depois de concluir a instalação, poderá mover a sua biblioteca para o servidor da sua instituição de forma muito simples: não existem bases a exportar ou configurar. Basta copiar os ficheiros que entretanto tiver colocado neste servidor e colocar num subdomínio específico do servidor da sua instituição.
Não... são uma opção de recurso. O processo é semelhante pelo que pode aprender pelos ecrãs e replicar noutro servidor. Não se preocupe se um servidor gratuito deixar de existir: o processo de instalação em servidor é rápido e os seus livros estão sempre guardados no seu computador (no servidor só ficará uma cópia dos livros).
Irá criar um sítio web para a biblioteca num servidor gratuito.
1- Entrar em x10hosting - https://x10hosting.com (Sítio de um fornecedor de alojamento gratuito)
2- Indicar um termo para identificar a sua biblioteca (subdomínio) e um dos domínios disponíveis.
Nota: curto, em minúsculas, sem espaços, traços, subtraços, caracteres acentuados ou especiais nem sinais gráficos.
Estes dados serão o endereço Web da sua biblioteca (ficarão logo depois do http:// ), têm de ser únicos e não podem ser alterados.
Se indicar "bibminhaescola" como subdomínio do domínio "x10host.com" ficará com um endereço web para a sua biblioteca como este: http://bibminhaescola.x10host.com
Seja original e criativo: Não são permitidos endereços e esta escolha já não está disponível!
3- Criar uma conta de utilizador indicando email e senha (use o email da sua biblioteca)
4- Ao clicar no link de validação do email, inicia-se o processo de criação do seu espaço web.
5- Depois de criado o espaço, e para personalizar a sua experiência, é-lhe solicitado um nome para uso interno nas comunicações
(pode alterar posteriormente)
6- Recebe agora um nome de utilizador do sistema ao qual se junta a senha utilizada ao criar a conta.
7- Carregar em "Quick FTP"
8- Copiar e guardar os dados aí fornecidos para acesso por FTP
Nota: estes dados são os que irá introduzir no programa de FTP que vai permitir o envio de ficheiros para o servidor bem como o envio dos ebooks.
Já guardou os dados? É para estas coisas que serve o papel!
9- Carregar no botão "cPanel". Irá entrar na área de administração do seu espaço web.
Já tem um espaço na Web mas ainda não tem nada lá dentro
10- Carregar em "Add Website"
Isto irá criar um sítio no seu espaço web. É esse sítio que vai permitir aos utilizadores verem a biblioteca
11- Escolher "Custom Website" dar um nome a gosto para o sítio da sua biblioteca.
Não preencher mais nada, carregar apenas no botão "Add Website"
12- O sítio fica criado. Clicar em "Continue to My websites"
Agora é preciso configurar o software do próprio servidor de forma a que o software da biblioteca digital possa funcionar.
13- No topo da página clicar em "Switch Theme" para ter acesso a mais opções.
14- Escolher o modo cPanel avançado ao clicar "Switch to cPanel x3"
15- Ao entrar no novo visual descer até "Software e Services" e carregar em "Select PHP version"
Nota: O PHP é um software que vai permitir a execução do código do software COPS que vai disponibilizar a biblioteca digital.
Se guardou os dados de acesso FTP até pode fechar as janelas do browser que não sejam as deste tutorial e descansar!
No próximo passo apenas iremos enviar os ficheiros da biblioteca para o servidor, através de um outro programa, e a instalação fica imediatamente concluída.
16- Alterar para versão 7.2 e clicar em "Set as current". Não é necessário alterar outros dados na página
17- Carregar no botão "Home" (topo esquerdo) para sair
Está concluída a preparação do servidor!
Na imagem as configurações padrão deste servidor. Aqui é relevante a versão PHP utilizada (software da biblioteca testado até PHP 7.3), bem como as funcionalidades ativadas.
Como referência, caso use outros servidores, é necessário ter suporte a:
GD, Sqlite, libxml, Json, mbstring, intl, Normalizer
- Tem um alojamento web configurado = Módulo concluído!
- A seguir: colocar o software da biblioteca digital no servidor