201.5 - Utilizar Biblioteca Pré-configurada
Curso 201.Gerir Bibliotecas
Curso 201.Gerir Bibliotecas
Objetivo: Iniciar uma biblioteca vazia partilhada por outro utilizador de forma a utilizar os seus campos personalizados.
Resultado final: Uma biblioteca pronta a utilizar, com todas as configurações e metadados personalizados
1- Descarregar para o seu computador o ficheiro ZIP calibreteca.zip (contém dois ficheiros com uma biblioteca pré-configurada)
2- Guardar o ZIP numa pasta à escolha (por exemplo, numa pasta "Formação" dentro da pasta "Ebooks").
3- Descompactar o ZIP para uma nova pasta e ficará com uma pasta contendo dois ficheiros.
Nota: Mantenha o Zip original pois pode vir a ser útil para criar mais bibliotecas repetindo este procedimento
4- Selecionar a pasta criada ao descompactar o ZIP e mova para um novo local: o local onde pretende utilizar a biblioteca Calibre.
No exemplo: Mover para dentro da pasta "BibliotecasCalibre" que está na pasta "Ebooks". É na pasta "BibliotecasCalibre" onde iremos guardar todas as bibliotecas futuras, cada uma na sua própria pasta.
Nota: é recomendado que as bibliotecas Calibre não devem estar dentro de um caminho longo (dentro de muitas subpastas ou com nomes de pastas muito longos).
5- Selecionar a pasta que acabou de mover (calibreteca) e renomear para um nome a gosto (ex. "Trabalho").
Nota: este nome pode ser renomeado mais tarde no Calibre
6- Se tudo tiver corrido de acordo com o guia, poderá ver que dentro dessa pasta estão dois ficheiros com o nome iniciado por "metadata". São os ficheiros onde estão guardadas as campos personalizados e algumas das configurações do Calibre para a nova biblioteca.
Nota: é aqui que o Calibre irá guardar todos os ebooks que vier a adicionar à biblioteca. Você não precisará de voltar a abrir essa pasta nem deve alterar o seu conteúdo manualmente pois passa a ser uma pasta só para o Calibre!
7- Agora é preciso indicar ao Calibre onde está essa pasta para que saiba onde guardar os ebooks.
Na barra de ferramentas carregar no botão "Bibliotecas" (ícone dos livros em estante) e escolher a opção "Mudar/Criar biblioteca"
8- Escolher a opção "Utilizar uma biblioteca já existente no novo local" e navegar até ao local onde está a pasta da biblioteca que se quer usar (no exemplo em BibliotecasCalibre\Trabalho)
9- Carregar no botão "Selecionar a pasta"
10- Ao voltar à janela anterior, carregar em "Confirmar"
11- O Calibre abre a nova biblioteca (vazia). A biblioteca fica memorizada no menu "Bibliotecas" e o processo fica concluído
No futuro já pode alternar entre bibliotecas ou mover livros de outra biblioteca para esta.
Concluído!
Nota: a biblioteca está vazia mas contém uma série de configurações já realizadas e, mais importante ainda, quando adicionar um livro terá acesso a novos campos de metadados, conforme esta imagem:
Para que a caixa de metadados tenha esta disposição de campos terá de alterar uma configuração do Calibre: Ver guia